sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A biodiversidade da costa brasileira e seus recursos naturais produzidos

A costa brasileira é  constituída por uma variedade de ecossistemas sendo eles: manguezais, recifes de corais, dunas, restingas, praias arenosas, costões rochosos, lagoas e estuários onde há grande interação dos organismo entre si, além destes ecossistemas fornecer o ambiente para organismos estes produzem recursos naturais.
O ambiente costeiro está sujeito a grandes impactos pela ocupação humana. Icmbio


Os recursos naturais usados são explorados pelos seres humanos, a atividade pesqueira ocorre nestes locais onde em algumas cidades é a principal forma econômica com relação a sua porcentagem, outros recursos são os recursos vivos marinhos que podem ser componentes de farmácias de manipulação , cosméticos ou outros usos médicos, fertilizantes, genes usados na biotecnologia, matéria-prima para indústrias ou usada na construção civil,  aquicultura e o petróleo.

Ao usufruir destes recursos é preciso uma monitoria crítica e compreensão de todas as pessoas que exploram essas regiões, para não gerar consequências futuras e manter a grande biodiversidade da costa brasileira.

Referência:
Áreas Prioritárias para a Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira: Atualização – Portaria MMA n. 9, de 23 de janeiro de 2007. Série Biodiversidade 31, MMA.s: .


Nenhum comentário:

Postar um comentário